sábado, 18 de fevereiro de 2012

Batman Arkham City Análise

Batman Arkham City foi considerado o melhor jogo do Batman e o melhor jogo de super-heróis de sempre pela maior parte das pessoas. No entanto algumas pessoas, principalmente aquelas que não são fãs de Batman, encontram-se indecisas quanto à qualidade deste jogo. Por isso se também te encontras incluído nesse grupo de pessoas nada melhor do que leres a análise que se segue.


História

A história tem inicio quando Bruce Wayne (Batman para quem não sabe) encontra-se em Gotham a dar um discurso à população sobre o facto de pretender fechar Arkham City (uma espécie de prisão onde se encontram presos todos os bandidos/criminosos que Batman capturou) e voltar a colocar os vilões em Arkham Asylum, ou seja, basicamente  Wayne encontra-se revoltado com a ideia de esta cidade ter sido construída e acredita que em Arkham Asylum há menos probabilidades de os presos conseguirem escapar.
No entanto as coisas não correm da melhor forma uma vez que Batman é capturado por uns mercenários ao serviço de Hugo Strange e levado até Arkham City mais precisamente até ao própio Strange.
Sendo assim Hugo alerta Wayne dizendo que tem algo planeado, o qual intitula de protocolo dez e que o tornará um herói , e ameaça-o também apontando que se este fizer algo para o parar, toda a população de Gotham saberá que ele é o Batman.
Depois desta introdução Bruce parte em busca de informações concretas acerca do protocolo dez sendo este o ponto de partida para uma das narrativas mais complexas e bem elaboradas de sempre.
Basicamente poderão contar com várias cenas de corte, com várias reviravoltas e com inúmeros vilões do universo de Batman tais como Joker, Penguin, Two Face, Harley Quinn entre outros.
Por outro lado e graças a inclusão de vários vilões, alguns não foram tão explorados como deveriam ter sido o que não prejudica em nada a história mas é algo que a produtora deveria ter em conta num futuro jogo do Batman.



Som

A banda sonora é excelente, as vozes apresentam enorme qualidade e todos os sons que constituem a atmosfera de jogo também são incríveis. Simplesmente a nível sonoro Batman é um exemplo a seguir pela maior parte dos jogos.



Gráficos

Graficamente Batman também se encontra bastante bom sendo um dos melhores jogos em gráficos de sempre. É certo que quando comparado com um ou outro título, daqueles que se encontram num patamar perto da perfeição, Batman mostra as suas falhas mas ainda assim é excelente neste quesito.



Jogabilidade

Em termos de jogabilidade Batman Arkham City também brilha apresentando uma jogabilidade bastante sólida, divertida e variada que empolga o jogador desde o inicio ao fim. Para além das missões principais terão algumas missões secundárias para fazer e uma cidade, que ainda que não seja enorme, é suficientemente grande para vos entreter e vos incentivar a explorar-la de forma a descobrirem os diversos troféus de Riddler que se encontram espalhados pela mesma sendo que para isso terão de recorrer às habilidades de Batman e acima de tudo à vossa "cabeça" uma vez que alguns troféus envolvem bastante perspicácia da vossa parte. Com esses troféus ganharão experiência, que também ganham por derrotar os inimigos, que poderão utilizar para  melhorar o Batman ( aumentar a resistência a armas de fogo, a armas brancas, ataques especiais entre outros aspectos) e para melhorar os vossos dispositivos ( aumentar o alcance de alguns dispositivos, melhorar o dano dos mesmos entre outros aspectos).  
Para além do Batman caso adquiram uma cópia do jogo selada ou tenham dinheiro/pontos na PSN, na XBOX Live ou no Steam poderão jogar com a Catwoman. É sem dúvida uma experiência um pouco distinta da de Batman isto pois a Catwoman apresenta dispositivos diferentes, habilidades também distintas e até um modo de andar e escalar completamente distinto. No entanto jogam apenas cerca de duas a três horas com esta, o que realmente é pouco, mas se juntarem a isto quarenta troféus para conseguirem então sem dúvida que vale bem a pena a compra deste conteúdo. Isto caso adquiram uma versão usada, ou seja, que já não possua o código para aceder ao mesmo pois caso contrário terão acesso a este conteúdo de forma gratuita.
Relativamente a jogabilidade o que fica um pouco aquém das expectativas são talvez as missões secundárias pois estas quando comparadas com as principais não oferecem tanta qualidade e não incentivam tanto o jogador. Mas isso não se passa só com Batman, é raro encontrar jogos em que as missões secundárias sejam tão interessantes como as principais. Claro que para quem gosta de alargar a experiência é sem dúvida um bónus bastante interessante mas que poderia estar ligeiramente melhor.




Pontos Fortes:

- História excelente
- Som perto da perfeição
- Gráficos luxuosos
- Jogabilidade muito competente mas não de todo
- Final espectacular
- Reviravoltas constantes
- Catwoman é uma excelente adição

Pontos Fracos:

- Missões secundárias envolventes mas quando comparadas com as principais ficam aquém das expectativas
- Alguns vilões mereciam um pouco mais de destaque
- Jogabilidade ainda precisa de um pouco de afinação


Verídico

História: 9.8 (É excelente e está muito bem estruturada. Sem dúvida maravilhosa! No entanto há o sentimento de que um ou outro vilão desaparecem assim do nada, ou seja, que não foram tão bem explorados. Mas nada que comprometa a história no geral pois é um pequeno aspecto negativo num mar de aspectos positivos).

Som: 9.8 (Excelente banda sonora, excelentes vozes e ambiente e atmosfera excelentes mas ainda assim não é perfeito por causa de um pequeno aspecto, o facto de ao passearmos pela cidade ouvirmos os inimigos a conversar sendo que às vezes estes repetem as conversas o que é normal tratando-se de um jogo mas por outro lado é de admitir que isso acaba por fazer com que a nível sonoro o jogo não possa ser perfeito mas está muito perto disso e se ignorarmos esse aspecto é perfeito!).

Gráficos: 9.5 (Os gráficos são muito bons sem dúvida mas há melhores referências neste quesito. Ainda assim excelente trabalho por toda a equipa envolvente em Batman pois é sem dúvida um título com gráficos soberbos de qualquer das formas).

Jogabilidade: 9.3 (A jogabilidade poderia ser perfeita mas não é, não só por apresentar missões secundárias que ainda que divertidas não são assim tão excelentes mas também porque o conceito de jogabilidade, ou seja, a forma de jogarmos o jogo e o que temos de fazer no mesmo não é excelente. Está perto de ser excelente mas ainda assim falta algo para o ser, falta mais qualidade na jogabilidade. O que realmente disfarça um pouco a jogabilidade é a história sendo que Batman Arkham City sem um história tão épica como a que tem seria um jogo de menor qualidade pois nesse caso a jogabilidade estaria em primeiro plano e não convenceria tanto como convence agora. Por isso e graças aos outros aspectos praticamente perfeitos a jogabilidade acaba por também cumprir muito bem a sua parte. Ainda que esteja um pouco longe da perfeição!)

Nota final: 9.6 ( Sem dúvida absoluta que Batman Arkham City é um jogo que deve ser jogado por todos. É uma das melhores experiências desta geração e um dos jogos que oferece um melhor equilíbrio entre os mais variados aspectos sendo que em qualquer aspecto este jogo encontra-se bastante acima da média. Ainda que tenha um outro defeito, os mesmos não são suficientes para o destronar. Sendo assim  só me resta dizer que quem tem um PC, uma PS3 ou uma XBOX tem de o jogar senão não se pode intitular como um verdadeiro jogador pois deixou passar uma grande obra-prima).

Escrito por: Leandro Baptista

Sem comentários:

Enviar um comentário